Fechada há mais de um ano, Biblioteca Pública de Itaúna deve ser reaberta ainda este mês
Obras de reforma tiveram início em março de 2023. Veja como está o local
Por Helem Lara
09 de Agosto de 2024 às 12:54
Fechada desde março de 2023 quanto teve início obra de reforma, a Biblioteca Pública de Itaúna deve ser reaberta ainda este mês. A informação foi obtida pelo jornalismo do Grupo Rádio Clube de Itaúna com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ilimane Joe.
Localizada na praça da Estação, no centro de Itaúna, a Biblioteca Municipal Osmário Soares Nogueira, está sendo reformada com verba "100% custeada com recursos da secretaria municipal de Cultura e Turismo", de acordo com Joe, através do Fundo Municipal de Cultura. Pelo que observamos em uma visita ao local (que foi interrompida por um funcionário da Secretaria de Cultura informando que não está permitida a entrada na parte interna da Biblioteca, devido ao andamento das obras) a reforma parece estar em estágio adiantado, com o piso e o teto finalizados. Aparentemente falta apenas a finalização da pintura na parte externa e detalhes no paisagismo.
Confira como está o local até o momento (fotos: Hélem Lara / Grupo Rádio Clube de Itaúna):
Acervo Outra matéria sobre o local foi feita pelo Grupo Rádio Clube de Itaúna em outubro do ano passado, quando o acervo da biblioteca foi encontrado no meio da poeira, sujeira e lixo gerados pela reforma do local. A denúncia veio à tona depois de um vídeo publicado pela vereadora Márcia Cristina denunciando o estado de abandono dos livros. Em resposta à denúncia, a Secretaria de Cultura informou que apenas 60 livros foram danificados e que todos os itens foram removidos do local. De acordo com o secretário Ilimane Joe, em resposta ao Grupo Rádio Clube de Itaúna, atualmente o acervo está guardado no almoxarifado da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Veja como estava o local em outubro de 2023:
Patrimônio municipal
De acordo com o Mapa da Diversidade, a residência que hoje abriga a Biblioteca Pública “Osmário Soares Nogueira” foi construída por Agripino Augusto Pereira de Lima, farmacêutico, na década de 1920. Senhor Agripino Lima possuía no local sua farmácia. Mais tarde, provavelmente na década de 1940 a casa foi adquirida por Moacir Soares Diniz e até a década de 90 pertenceu à família Diniz, sempre como residência.
Na década de 1990 a casa foi adquirida pelo Câmara dos Diretores Lojistas de Itaúna – CDL. Para atender como sede e escritório a casa passou por reformas e adaptações, sem, no entanto, modificar suas principais características arquitetônicas.
Esta casa é um dos raros exemplos da arquitetura eclética, típica no início do século XX. Sendo a característica principal a leveza dos traços curvos do neoclássico, com suas janelas alinhadas e curvas, amplas e uniforme. O alpendre com gradil e corrimão de madeira, com escadaria na parte central. Possui telhado com 9 águas, todo coberto de telhas cerâmicas curvas. Construída no alinhamento da rua, mas recuada à frente onde abre espaço para um pequeno jardim, além do recuo lateral interno.
A construção se ergue acima do nível da rua, o que lhe dá imponência e destaque. Constituída de uma estrutura monolítica e erguida em alvenaria de tijolo, reboco, látex, enquadramento em massa, arco pleno, esquadras de madeira, janelas de peitoril de madeira em folhas.
A importância desta casa não se restringe aos seus aspectos arquitetônicos, mas também a história dos moradores e dos inúmeros serviços alí prestados à comunidade itaunense. Nesta casa, além da farmácia do sr. Agripino Lima, funcionou também o escritório da Transportadora Diniz. Foi sede do CDL de Itaúna e depois serviu de sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. E, atualmente, em missão nobre acolhe a Biblioteca Municipal “Osmário Soares Nogueira”.
A preservação desta casa, representa a grandeza da memória arquitetônica de Itaúna e guarda para a posteridade os sinais da importância do seu entorno – praça da Estação – para a vida comercial e cultural da nossa cidade.
O edifício foi tombado no ano de 2012, pelo prefeito municipal Eugênio Pinto e recebeu o nome de Casa “Pe. José Ferreira Netto” em homenagem a este sacerdote pelos inúmeros trabalhos prestados à comunidade Itaúna. Em 2014 o prefeito Osmando Pereira transferiu para o local a Biblioteca Pública de Itaúna e rebatizou o local como Biblioteca Municipal “Osmário Soares Nogueira”.
------------------------------------ Receba em seu celular as principais notícias de Itaúna, Minas, do Brasil e do mundo acessando nosso grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hi2XPYYxZn3LrnGLlIbL5M